segunda-feira, 14 de junho de 2021

Poluição Atmosférica

Como os alunos associam a poluição atmosférica à Química?



Quais perfis de estudantes que serão abordados sobre o tema de poluição atmosférica? (escolas do interior ou capital)

O questionário foi realizado com alunos de escola pública da capital e do interior.




MODELO A SER TRABALHADO COM OS ALUNOS
Aspecto científico 
Quais os fatores que contribuem para a poluição atmosférica? Conceitos.
Quais os componentes que contribuem para esse tipo de poluição?

Aspecto social e ambiental
Quais as consequências desse tipo de poluição na saúde e ecossistema? 

Política
Quais são os tipos de tratativas que podem ser tomadas e quais são implementadas atualmente?
Quais órgãos de fiscalização atuam no controle da emissão de poluentes atmosféricos?
Qual a legislação para esses tipos de partículas no ar, tanto os químicos quanto os físicos?

Ferramenta
Que tipo de melhorias devem ser feitas para que a saúde humana não seja afetada?

Listagem dos autores envolvidos
O professor que vai trabalhar o conteúdo em sala de aula, o aluno, secretaria de meio ambiente, gestão ambiental, a sociedade como um todo.

Listagem de normas, padrões e condições

Nas Resoluções nº 003/1990 e nº 008/1990, são estabelecidas concentrações máximas para: partículas totais em suspensão (material particulado); fumaça (composta principalmente de dióxido de carbono – CO2); partículas inaláveis; dióxido de enxofre; monóxido de carbono (CO); ozônio e dióxido de nitrogênio. 
Em 2006, o CONAMA estabeleceu limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas para vários tipos de combustíveis, entre os quais óleo pesado, gás natural e derivados de madeira, e de instalações, tais como usinas termelétricas, turbinas a gás, etc. A regulamentação das emissões por meio de Resoluções do CONAMA permite atualizar o seu conteúdo necessário em vista da rápida evolução tecnológica e científica por que passa o mundo atual, parâmetros perfeitamente aceitáveis há dez anos, hoje podem ser considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Um exemplo são alguns dos gases causadores de efeito estufa, como o CO2 (gás carbônico) até pouco tempo considerado inofensivo e, atualmente, um dos vilões do aquecimento global.

Listagem dos jogos de interesse e das tensões: 
Há um interesse principalmente econômico, pois a indústria é o principal causador de poluição nas cidades, e infelizmente não tem tanta fiscalização ou não investem em recursos como catalisadores e filtros para não causar tanto impacto. Vantagem: as indústrias geram os empregos, geram renda as pessoas. Desvantagem: afetam o meio ambiente como um  todo, prejudica a saúde .  

Listagem de bifurcações:
Monitoramento e fiscalização periódica das fontes poluidoras;

Incentivo para que as indústrias busquem agir de forma adequada, procurando sempre meios de agredir menos o meio ambiente; 

Promover o reflorestamento de áreas degradadas e expansão de áreas verdes na cidade, como praças arborizadas, parques ecológicos e etc;

Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade, diminuindo assim a poluição causada pelos carros;

Incentivar e ensinar os alunos os alunos desde pequeno os malefícios que a poluição atmosférica causa na sociedade como um todo.


Listagem dos especialistas e especialidades pertinentes: 

Químicos e engenheiros químicos 

Desenvolver e supervisionar processos produtivos na indústria.

Gestor ambiental 

Toma decisões quanto à exploração dos recursos naturais  e ao impacto das atividades produtivas no meio ambiente.

Engenheiro ambiental 

Desenvolve e aplica a tecnologia para proteger o meio ambiente, além de trabalhar na recuperação dos ambientes já contaminados ou degradados, atuando na preservação da  qualidade do ar, do solo e da água. 



QUESTIONÁRIO 1

PESQUISA DIRECIONADA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE "O QUE É POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA?"

Aluno 1 (1º ano do ensino médio): "A poluição atmosférica é causada pelo homem por causa da fumaça dos carros, motos e das fábricas. Essa fumaça está cheia de produtos químicos que fazem mal para nossa saúde".

Aluno 2 (1º ano do ensino médio): "Sei que quanto mais poluição fazemos mais prejudicada deixamos a nossa atmosfera isso é visível nas cidades muito poluídas e grandes metrópoles onde vemos o por do sol avermelhado. A atmosfera fica densa e isso é culpa do homem e de toda a poluição que ele causa ao mundo. Isso só acontece por que o homem consegue transformar a matéria e essa capacidade de manipular a matéria fez com que o homem criasse compostos que prejudicam o meio ambiente".

Aluno 3 (1º ano do ensino médio): "Eu não sei explicar exatamente, mas sei que o grande causador da poluição atmosférica é o homem e se houvesse mais educação teríamos um planeta menos poluído".

Aluno 4 (2º ano do ensino médio): "Todo agente químico jogado na atmosfera, principalmente os gases são danosos à ela. Não só os gases mas também partículas de outras coisas que podem prejudicar a saúde humana.  Não sei explicar muito bem como mas na série de Chernobyl os cientistas falam que o ar carregou muitas partículas radioativas. Então penso que existem muitos agentes poluentes na atmosfera além dos gases que liberamos através dos nossos veículos e de outras formas também".

Aluno 5 (3º ano do ensino médio): "Compostos inorgânicos como monóxido e dióxido de carbono, o gás metano produzido ou liberado pela própria natureza na decomposição de madeira tudo isso, é poluição química pra atmosfera".

Observação 1: O professor, antes de enviar as respostas, corrigiu alguns erros de português.
Observação 2: O professor enviou para 3 turmas de 1º ano, 3 do segundo e 2 turmas do 3º ano em que houve maior participação dos alunos do 1º ano.
Observação 3: Houve um total de 20 alunos que responderam.
Como observaremos no questionário posterior, há incidência de muitas respostas prontas e incoerentes.


QUESTIONÁRIO 2
O questionário aplicado aos alunos foi realizado através de um formulário online no Google Forms (link de questionários aos alunos). Esse formulário foi divulgado pela nossa equipe para professores que teriam interesse em ajudar no levantamento desses dados.

Recebemos um total de 206 participações no questionário de alunos do ensino médio.

As respostas foram categorizadas e explanadas em dois gráficos para melhor visualização.


PERGUNTA 1



PERGUNTA 2




PERGUNTA 3



PERGUNTA 4



Grupo 8: Apolo Pinheiro dos Santos; Armando da Costa Garcia; 
Beatriz Souza; Denildes Vale









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário