terça-feira, 3 de novembro de 2015

Memristor, o presente do armazenamento de dados


Um memristores é um componente elétrico que limita ou regula o fluxo de corrente elétrica em um circuito e lembra a quantidade de carga que anteriormente fluía através dele. São importantes porque eles são não-voláteis, o que significa que eles mantêm a memória mesmo sem energia. Eram conhecidos apenas por serem passivos de dois terminais não-linear que ligavam carga elétrica e fluxo magnético. Atualmente, a definição de memristor foi difundida de modo a incluir qualquer forma de memória não-volátil que se baseia na resistência de comutação, o que aumenta o fluxo de corrente num sentido e diminui o fluxo de corrente no sentido oposto. 

Tá complicado? Então vamos fazer uma analogia comparando o memristor a um tubo imaginário que transporta água. Quando a água flui numa direção, o diâmetro do tubo expande-se e permite que a água flua mais rápido, mas quando a água flui no sentido oposto, a tubulação se contrai diminuindo o diâmetro e diminuindo o fluxo da água. Se o fluxo da água é desligado, o tubo mantém o seu diâmetro até que seja ligado novamente. Para continuar a analogia, quando o poder de um memristor é desligado, ele conserva o seu valor de resistência. Isto significa que, se a energia de um computador for cortada durante o uso, todos os aplicativos e documentos que estavam abertos antes do fechamento ainda estará ali na tela quando o computador for reiniciado. 

Memristores, que são considerados uma sub-categoria de RAM resistiva, é uma das várias tecnologias de armazenamento que foram previstas para substituir a memória flash. Cientistas da HP Labs construíram o primeiro memristor funcional em 2008 e, desde então, muitos pesquisadores de grandes empresas TI têm explorado como esses componentes podem ser usados para criar dispositivos menores, mais rápidos, e de baixa potência, que não exijam que dados sejam transferidos entre memórias voláteis e não-voláteis. Se a hierarquia de armazenamento pode ser "achatada", substituindo DRAM's e discos rígidos com memristores, seria teoricamente possível criar computadores analógicos capazes de realizar cálculos sobre os mesmos chips que armazenam dados.
Veja no vídeo abaixo uma aulinha sobre memristors...
Fonte: techtarget

Nenhum comentário:

Postar um comentário