quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Robôs autônomos construirão uma ponte em Amsterdã por impressão 3D


A pitoresca cidade de paralelepípedos de Amsterdã está prestes a obter uma edição moderna: uma passarela impressa em 3D.A ponte que atravessa o canal será concluída em 2017, uma ideia da startup de tecnologia MX3D com sede na capital holandesa. A ponte será construída inteiramente por robôs que podem "imprimir" objetos de aço complexos. Os robôs autônomos são como soldadores mecânicos manejando soldas  que derretem, juntos, camada por camada de aço para formar um objeto sólido, disse Tim Geurtjens, co-fundador da MX3D e diretor do departamento de tecnologia.É a primeira vez que Geurtjens e seus colegas estão projetando e construindo uma ponte usando esta tecnologia de impressão. Até agora, a empresa utilizava seus robôs para construir esculturas de forma livre e peças gigantes do ramo mobiliário. 

Mas o projeto da ponte, uma colaboração entre a startup, várias companias e a Câmara Municipal de Amsterdã, é uma oportunidade para MX3D mostrar que a sua versão de impressão 3D é extraordinariamente útil para fazer vários tipos de coisas no mundo real.
Veja o vídeo abaixo de demonstração da construção de uma ponte. O vídeo fica mais interessante no final, onde realmente mostra como será a construção ou como a startup MX3D utiliza seus robôs...

 
Fonte: Exame,abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário